terça-feira, 15 de maio de 2012

Não há motivos para festas no 1º de Maio. Há, motivos de luta


O dia primeiro de maio se comemora o dia do trabalhador em homenagem a uma greve de operários em Chicago, nos Estados Unidos. Em 1866, estes lutavam por uma jornada de trabalho de 8 horas por dia, na época havia jornadas de trabalho de até 17 horas por dia. A luta tomou a forma de uma greve geral, muitos foram presos e até assassinados. Cinco líderes foram condenados a forca e dois à prisão perpétua pelo crime de lu-tar contra a exploração sem fim dos capitalistas.

A partir de 1891, a Internacional Socialista convocou manifestações anuais reivindicando a redução da jornada de trabalho que ainda era de 16 horas diárias. A data escolhida foi o dia primeiro de Maio em homenagem aos trabalhadores mortos em Chicago.

No Brasil a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em Setembro de 1925, por decreto do então presidente Artur Bernardes.

Atualmente o dia é visto como um dia festivo, um dia de folga para o trabalhador, porém seu histórico evidencia que seu caráter foi e é de luta! 

Ainda temos muito que combater!

O salário mínimo de fome imposto aos trabalhadores, o fe-chamento de postos de serviços, a redução de 25,79% no número de vagas criadas em todo o território nacional, a superexploração dos traba-lhadores empregados, como por exemplo, o caso das usinas de Jirau, Belo Monte etc. 

Além disso, devemos combater a repressão e a criminalização dos movimentos grevistas; a lei anti-greve sancionada para dificultar a luta dos trabalhadores e puni-los quando enfrentam a opressão; a forte repressão pela polícia e a Força Nacional de Segurança contra muitos trabalhado-res que se colocam pelo caminho da luta. 

Companheiros, 
está aí o motivo para não nos esquecermos: 

o dia primeiro de Maio é um dia de LUTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário